Projeto Seagri em Ação é lançado durante evento na Serra dos Morgados

Aconteceu nesta terça-feira (24/05) o lançamento do Projeto Seagri em Ação, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Jaguarari, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), Bahiater e Senar.

O evento foi realizado na Serra dos Morgados, na sede da Associação de Moradores, e contou com a presença dos secretários Ailson de Souza (Agricultura), José Roberto (Meio Ambiente), Antônio Carlos Xavier (Infraestrutura e Obras Públicas) e do vereador André Nascimento.

Como o nome indica, o Seagri em Ação oferta serviços e ações executados pela Secretaria de Agricultura às comunidades rurais do Município, tais como: atualização da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); cadastramento para recebimento de mudas de palma e aração de terra; assistência veterinária e agrônoma e implantação de quintais produtivos, entre outros benefícios.

“Esta ação é a Secretaria de Agricultura saindo das quatro paredes e indo ao encontro do povo”, destacou  Ailson de Souza.

QUINTAIS PRODUTIVOS – O Seagri em Ação também marcou a implantação do primeiro Quintal Produtivo no Município. Os quintais produtivos, também conhecidos como terrenos produtivos ou caseiros, são sistemas que integram vários subsistemas, como jardim, hortas, fruteiras, plantas medicinais e a criação de pequenos animais complementados com a compostagem e adubação orgânica.

O projeto também é resultado do requerimento feito pelo vereador João Paulo Soares ao Executivo. No documento, o edil ressalta que, “por meio desses espaços, é possível ao Município colaborar com produtores locais, dedicando áreas em desuso a fins de produção de gêneros a serem comercializados com o próprio Poder Público, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”.