Secretaria Municipal de Saúde realiza testagem da Covid-19 em alunos e colaboradores das escolas públicas de Jaguarari

Com o objetivo de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), fez a testagem de 825 funcionários e estudantes da Rede Pública Municipal e Estadual de Jaguarari, que estão participando de atividades presenciais. A iniciativa foi do Projeto PARTIU! #TESTAGEMNASESCOLAS, do Governo do Estado.

De acordo com a gerente de Programas Especiais e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Farias, estima-se que essa amostragem aleatória entre os indivíduos assintomáticos cobriu até 20% da comunidade escolar. “As amostras coletadas nas escolas pelas equipes municipais, através do uso de teste-rápido antígeno, não apresentou nenhum resultado positivo. A coleta das amostras foram realizadas por profissionais capacitados da secretaria de saúde”, revelou.

Para a secretária municipal de Saúde, Raquel Bonfim, a ação traz uma maior tranquilidade para a comunidade escolar. “Com esta ação, podemos ter mais segurança na volta das atividades, agora 100% presenciais”, afirmou a secretária, ressaltando o trabalho que vem sendo feito para atender as medidas necessárias de controle da Covid-19.

Foi realizada a testagem nas seguintes unidades de ensino: Colégio Estadual Petrônio Portela, Escola Municipal Márcia Cardoso, Escola Municipal Pedro Calmon, Escola Municipal de Pilar, Colégio Estadual Walter Brandão, CETEP, Escola Municipal João Ferreira de Matos, Escola Municipal Luiz Viana Filho, Creche e Escola Municipal Floriano Peixoto (CMEI).

PROTOCOLOS SANITÁRIOS – Para além do rastreamento dos casos assintomáticos, cada escola deve implementar uma estratégia padrão de rastreamento diário a partir de uma lista de sintomas, embasadas nos critérios clínicos. O engajamento das famílias é fundamental, pois devem se comprometer a não levar o estudante para a escola caso se apresente com sintomas gripais, além de procurar atendimento em unidade de saúde. O uso de máscaras, o distanciamento social e a higiene frequente das mãos são as medidas básicas para evitar a disseminação da Covid-19 na comunidade escolar.