Governo Cuidando da Nossa Gente busca, via SEDES, a conclusão de projeto habitacional iniciado na comunidade de Flamengo

Uma comissão encabeçada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Jaguarari (Sedes) esteve na terça-feira (08/05) na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em Salvador, para buscar meios de concluir o projeto habitacional iniciado em Flamengo no final da última gestão do prefeito Antônio Nascimento.

O projeto habitacional em questão está relacionado ao Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), desenvolvido pelo Governo Federal, em 2011. De acordo com o Departamento de Habitação da Sedes Jaguarari, as 39 casas que foram construídas na comunidade de Flamengo, em 2016, são oriundas de sobras de recursos de outros municípios e que, na época, o prefeito Antônio Nascimento aproveitou a oportunidade e aceitou direcioná-los para a construção de moradias na referida localidade.

Vale ressaltar que a execução da obra era de responsabilidade da empresa Marton, fiscalizada pela comissão de moradores de Flamengo e pela Sedur, sem qualquer interferência da Prefeitura de Jaguarari.

Segundo o relatório técnico e social, elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, as residências acabaram tendo que ser entregues aos moradores sem banheiro e fossa séptica, de forma emergencial, para que eles não perdessem a oportunidade de ter a casa própria.

Passados os anos, a comissão formada por moradores do projeto habitacional solicitou ao prefeito Antônio Nascimento apoio para a conclusão das obras das casas. Com isso, representantes do Departamento de Habitação e da Vigilância Socioassistencial da Sedes, juntamente com moradoras de Flamengo, se reuniram com o diretor de Acompanhamento de Programas e Projetos Habitacionais da Sedur, Marcos Brito, que, ao tomar conhecimento da situação, se prontificou a analisar o relatório e buscar formas de solucionar a questão.

“A partir de agora aguardamos um posicionamento por parte do Departamento de Habitação da Sedur, que avaliará a situação e verá a possibilidade de conclusão das obras ou até mesmo a aquisição de recursos, via Governo do Estado, para essa finalidade”, disse a coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Elisângela Pereira.