Secretaria de Infraestrutura realiza escavações para implantação de cisternas nas comunidades de Fazenda Volta e Fazenda Caatinga de Porco

Atendendo ao pedido da Associação Comunitária e Agropastoril da Fazenda Caatinga de Porco e Adjacências (ACICAP), a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, realizou o processo de escavação para a construção de cisternas para captação e armazenamento de água para consumo humano e para fins de produção, nas localidades de Fazenda Volta e Fazenda Caatinga de Porco.

A construção das cisternas partiu da necessidade apontada pelas comunidades e foi possível graças à parceria firmada entre o Governo Municipal, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a ACICAP. A CAR é a executora do projeto Pró-Semiárido, desenvolvido a partir de empréstimo entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Com uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório, cada cisterna, seis ao todo, será capaz de garantir água para suprir as necessidades básicas das famílias.

O secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Antônio Carlos Xavier, falou sobre a importância desse trabalho para os beneficiários. “Só quem passa pela seca sabe o quão importante é esta ação, porque reafirma o compromisso da gestão, de cuidar da população jaguarariense. É um investimento social que vai interferir diretamente na vida das pessoas contempladas e o Governo Cuidando da Nossa Gente segue com os esforços para que ações como essa alcancem mais pessoas”, disse.