Com apoio da Prefeitura, artesãos de Jaguarari passam a ter registro profissional nacional

O Governo Cuidando da Nossa Gente tem se dedicado a apoiar ações que estimulem o desenvolvimento dos pequenos empreendedores de Jaguarari. Um exemplo disso, são os projetos voltados para a área artesanal, encabeçados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet).

Entre 2022 e 2023, a Prefeitura, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), providenciou a inserção de artesãos jaguararienses no Programa do Artesanato Brasileiro. Cerca de 140 pessoas foram inseridas no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), do Governo Federal, uma ação que destaca Jaguarari entre os municípios baianos.

Artesãos que produzem peças a partir das palhas do ariri, ouricuri, milho, da fibra de bananeira, da madeira, couro, fio têxtil e barro já receberam o documento, que tem validade de seis anos e pode ser apresentado em todo o território nacional.

Para a emissão das carteiras, foi feito um mapeamento pela Coordenação de Fomento ao Artesanato da Sedet para identificar a produção local. O designer de artesanato e curador da Fábrica Cultural de Salvador, Rodrigo Lyra, foi contratado para dar suporte e capacitar os artesãos do município.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o intuito é elevar o status de Jaguarari como a capital do artesanato do sertão da Bahia. Com isso em vista, além da emissão de mais 250 carteirinhas, o Governo Cuidando da Nossa Gente está trabalhando para inaugurar um centro de comercialização que deve impulsionar a venda de peças artesanais locais e promover a geração de renda.