Dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE, apresentados em reunião na Prefeitura, mostram que Jaguarari ultrapassa 32 mil habitantes

Aconteceu nesta sexta-feira (12), no Gabinete da Prefeitura de Jaguarari, a Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 para a apresentação do resultado do Censo Demográfico realizado em Jaguarari.

O coordenador de Subárea do IBGE, Clóvis Pitanga, foi o responsável por trazer os dados, colhidos ao longo do trabalho feito, com apoio da Prefeitura, por recenseadores no ano passado em todo o Município e apresentados para a Administração Municipal antes da publicação oficial no site do IBGE, prevista para junho deste ano.

Estiveram presentes na reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Raimundo Gomes, a secretária de Educação, Gelzira Souza, o secretário de Meio Ambiente, José Roberto Siqueira, o diretor da Associação Comercial, Gilberto Oliveira, o chefe de Gabinete, Erasmo Morgado, o coordenador dos recenseadores de Jaguarari, Ramalho Cardoso, o coordenador de Patrimônio da Sedet, José Crescêncio, e a secretária adjunta de Administração e Planejamento, Carla Maia.

Para a realização do Censo 2022 foram visitados 15.931 domicílios e os resultados obtidos mostram que o município de Jaguarari possui 32.607 habitantes. No entanto, estima-se que o número de habitantes seja um pouco maior, aproximadamente 32.900, dados os casos de moradores ausentes (2.228) e às recusas que somam 49 e foram registradas.

Em comparação ao censo anterior, houve crescimento populacional. Para ter ideia, na operação de 2010 Jaguarari registrava 30.343 habitantes. De acordo com Clóvis Pitanga, os indicadores apontam para um ganho expressivo na malha populacional do distrito de Pilar e da sede. “Um dos fatores é o aumento do número de empresas; as pessoas estão retornando para trabalhar”, concluiu.

Outro dado importante, apesar deste aumento, registrou-se uma queda na zona rural de moradores por domicílio. Avalia-se que as pessoas estão saindo do campo e indo trabalhar na cidade, inclusive em outros estados. “Essa é uma realidade que se vê em todo o Brasil e em Jaguarari”, disse Clóvis Pitanga.

CONCLUSÃO – Ainda que o crescimento populacional de Jaguarari não tenha sido o esperado, dado que, o número de habitantes reflete nos campos financeiro e político do Município, com um aumento no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e no número de vereadores a ocuparem uma cadeira na Câmara, os participantes da reunião entenderam que Jaguarari ganha em não perder a posição em que se encontra. A diminuição na malha populacional significaria perda de recursos.

Ascom Jaguararo - Governo Cuidando da Nossa Gente