CAAEJ promove curso de formação para cuidadores que assistem alunos com deficiência nas escolas municipais de Jaguarari

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Centro de Avaliações e Atendimento Especializado de Jaguarari (CAAEJ), realizou atividades em alusão ao Setembro Verde, mês da inclusão social de pessoas com deficiência, e, para fechar com chave de ouro a campanha, promoveu na quinta-feira (28), no Centro de Cultura de Jaguarari, formação para cuidadores escolares que atuam na rede municipal de ensino.

O curso de formação foi ministrado pelas psicólogas do CAAEJ, Emanuelle Maia e Raquel Guimarães, com o objetivo de efetivar a prática dos cuidadores, possibilitando meios de promover a inclusão dos alunos com deficiência matriculados nas escolas municipais, que são diretamente assistidos pelos cuidadores.

SETEMBRO VERDE – A Campanha Setembro Verde teve início em 2015, com o intuito de tornar setembro o mês da visibilidade e da luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Setembro foi escolhido devido ao fato de ser o mês em que a primavera começa e a cor verde foi adotada pelo fato do dia 21 de setembro marcar tanto o Dia Nacional e Estadual de Luta da Pessoa com Deficiência quanto o Dia da Árvore no Brasil.

Para as pessoas com deficiência, a adoção do verde como cor da campanha simboliza a esperança de alcançarem a inclusão social por meio da luta contínua e ininterrupta para a garantia de direitos.