Prefeito de Jaguarari e secretários municipais participam de reunião sobre proposta de implantação da Moeda Social

O prefeito Antônio Nascimento e secretários municipais do Governo Cuidando da Nossa Gente participaram na segunda-feira (16), na ACIAJ, de uma reunião com o coordenador de Microcrédito e Finanças Solidárias do Governo da Bahia, José Paulo Crisóstomo, e com o presidente do Banco Comunitário de Desenvolvimento Solidário (Bancosol), Cosme Leal, para conhecerem a proposta de implantação do Banco Municipal e da Moeda Social em Jaguarari.

A reunião foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet) e também contou com as presenças da assessora jurídica Ananda Maria Ferreira e de secretários municipais adjuntos. Durante a reunião, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer o conceito e o funcionamento da Moeda Social, a importância dos Bancos Comunitários e exemplos de resultados positivos do projeto que já foi implementado em outras cidades brasileiras.

“O objetivo da adoção de uma moeda social é fortalecer os micro e pequenos negócios e a economia local e promover a circulação de renda dentro do Município”, explicou José Paulo Crisóstomo.

Durante a reunião, muitas dúvidas foram levantadas e esclarecidas e, ao final, o prefeito Antônio Nascimento ratificou o interesse na sua implantação em Jaguarari e solicitou dos secretários empenho para que o projeto seja posto em prática. “Não vamos medir esforços para iniciar esse trabalho.  Nosso município, em comparação a outros, é rico, mas temos visto como a receita no Brasil está caindo, o quanto prefeitos da Bahia e do País estão passando por dificuldades para honrarem compromissos e não podemos ficar dependendo dos recursos do FPM, por isso, é de suma importância criarmos meios para gerar e manter nossos recursos circulando por aqui”, salientou.

À noite, foi a vez dos comerciantes conhecerem a proposta. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Raimundo Gomes, todos ficaram muito empolgados, dando mais incentivo para que o Governo Municipal siga os próximos passos. “Agora vamos pegar o modelo de lei de outros municípios, sentar com o jurídico e adaptar o projeto à nossa realidade. Pretendemos construí-lo junto com os vereadores para que, quando forem votar, já conheçam o funcionamento da Moeda Social”, disse.

MOEDA SOCIAL – É uma moeda alternativa à oficial, utilizada por um grupo ou comunidade para transações locais, no contexto da economia solidária, que permite a movimentação da economia da comunidade, beneficiando o mercado de trabalho local. Geridas por banco comunitário e autorizadas pelo Banco Central, a moeda social não tem finalidade lucrativa, possui valor equivalente ao real e pode ser digital.