Secretaria de Educação de Jaguarari realiza a Conferência Municipal de Educação Extraordinária 2023

Com o objetivo de oportunizar um espaço de diálogo e discussão, afim de buscar melhorias para a educação em Jaguarari, aconteceu na terça-feira (24), a Conferência Municipal de Educação Extraordinária 2023.

O evento é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação (SME), do Fórum Municipal de Educação (FME), com apoio da equipe técnica do Plano Municipal de Educação (PME), aconteceu na sede da SME e contou com a participação de representantes de segmentos educacionais, setores sociais, do chefe de Gabinete, Erasmo Morgado, representando o prefeito Antônio Nascimento, de secretários do Governo Cuidando da Nossa Gente, da Polícia Militar.

A secretária municipal de Educação, Gelzira Souza, abriu a COMED Extraordinária 2023, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do evento: “É a oportunidade que temos de nos aprofundar nas diretrizes e estratégias que vão dar direção às políticas de educação no próximo decênio (2024-2034) com a colaboração de todos”, disse.

O evento antecede a Conferência Estadual de Educação Extraordinária da Bahia 2023 (COEED-2023) e da Conferência Nacional de Educação Extraordinária 2024 (CONAE-2024). O tema central da CONAE: “Plano Nacional de Educação: Política de Estado para garantia da Educação como Direito Humano, com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável” foi abordado na Palestra Magna ministrada pela professora Cléia Maria Queiroz.

PROGRAMAÇÃO – Marcado por muito trabalho, dedicação, seriedade, com toque de leveza graças as apresentações culturais dos estudantes das escolas municipais de tempo integral Floriano Peixoto, José Antônio dos Santos, Marcelino Crisóstomo e CETEP-PNI, a Conferência contou com a realização de palestra magna, colóquios e das plenárias de Eixos, e de discussão, emendas e contribuições ao Documento-Referência da CONAE Extraordinária 2023, que foi discutido virtualmente nos dias 20 e 21 de outubro, na primeira etapa da COEED BA. Também houve as plenárias para a escolha dos delegados que participarão da Conferência Estadual.

“Nessa perspectiva, sabemos que estamos avançando na busca de melhorias para uma educação de qualidade, com garantia de acesso e permanência, com equidade, gestão democrática, inclusão e justiça social, um dos temas debatidos nas plenárias”, concluiu Gelzira Souza.