Projeto de instalação de energia renovável avaliado em R$ 10 bilhões, com capacidade de geração de 3.000 empregos, deve ser implantado em Jaguarari

O prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Raimundo Gomes, estiveram reunidos com o diretor da Quinto Energy, Edson Duarte. A empresa é especializada no desenvolvimento de projetos de energias renováveis em larga escala e o Governo Cuidando da Nossa Gente demonstra total interesse na instalação de torres eólicas e placas solares no Município.

A reunião aconteceu na Associação Comercial e também contou com a presença de técnicos da Quinto Energy, de  secretários da Administração Municipal e do presidente da ACIAJ, Cristóvão José dos Santos. Na oportunidade, foi apresentado o projeto de implantação de energia renovável, cujo investimento gira em torno de R$10 bilhões, e deve ser executado em Jaguarari e também em Campo Formoso, em etapas, num período total de 10 anos.

“O projeto é híbrido, pois comporta a instalação de placas para captação de energia solar e de torres eólicas. Estima-se a implantação de 600 torres nos dois municípios e, em Jaguarari, devem ser implantadas entre 40 a 45% delas”, detalhou o secretário Raimundo Gomes.

Em relação ao parque solar, estima-se a instalação de aproximadamente 1,5 milhão de placas. Ainda segundo o secretário da Sedet, já foram realizados testes de viabilidade e foi encontrado ambiente favorável para a instalação das placas.

PREPARAR A CIDADE – O prefeito Antônio Nascimento entende que a execução do projeto trará inúmeros benefícios para a cidade e, pensando nisso, solicitou ao diretor da Quinto Energy que a filial da empresa seja fixada em Jaguarari, dada a localização favorável por estar às margens da BR 407 e ser mais próxima do aeroporto de Petrolina. Para o trabalho de implantação de energia renovável, calcula-se a geração de 3.000 empregos e a chegada de 30 empresas prestadoras de serviço que darão suporte na construção das torres.

“Com a vinda dessas empresas, serão necessários locais para hospedagem, alimentação, serviço de locação de carros, etc.  Por outro lado, devemos capacitar a mão-de-obra, que solicitei que fosse local. Com isso, estive recentemente em Salvador, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para solicitar do secretário Ângelo Almeida cursos de capacitação em Jaguarari (online e presencial) a serem realizados pelo SENAI, para os nossos munícipes”, disse Antônio Nascimento, que também solicitou a vinda de uma sala da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb).

“Esse é um investimento que pode transformar nossa cidade. Basta que fiquemos atentos a cada detalhe. Só pra ter ideia, com a vinda das eólicas, a produção de energia será três vezes maior que a produzida pela barragem de Sobradinho e mais, haverá um aumento de renda no Município. Por isso é importante que preparemos a cidade, para que ela mantenha a renda circulando internamente”, concluiu Raimundo Gomes.