SISTEMINHA: Parceria entre Prefeitura de Jaguarari e IFBaiano possibilitará a implantação de projeto de produção de alimentos nas escolas de tempo integral

Um acordo de cooperação técnica foi assinado entre a Prefeitura de Jaguarari e o Instituto Federal  de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Baiano/Campus Senhor do Bonfim) para a construção de Unidades Demonstrativas do Sisteminha Embrapa (UD-SE) em cinco escolas de tempo integral, localizadas na sede e na zona rural do Município.

O Sisteminha Embrapa é uma forma integrada de produzir alimento para uma família de até 5 pessoas, contendo a quantidade de carboidratos e proteínas animal e vegetal de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Funciona em torno de um tanque de peixes, em que a água é utilizada para irrigar uma horta.

A parceria entre a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet), e o IF Baiano vai promover a implantação de Unidades Demonstrativas do Sisteminha Embrapa nas Escolas Municipais Marcelino Crisóstomo (Gameleira), José Antônio dos Santos (Jacunã), Mario Negromonte (Santa Rosa de Lima), na Escola Municipal de Produção (Flamengo) e no Cetep.

O Governo Municipal arcará com os custos de implantação das Unidades Demonstrativas nas escolas municipais e também no Cetep, que cederão os espaços para a realização do projeto que deve ser executado a partir deste ano até 2028 e terá como objetivo proporcionar aos discentes aulas práticas de qualidade em laboratórios vivos, que representam boa parte das práticas agropecuárias realizadas na região.

“A ideia é que o Sisteminha entre na grade curricular dos alunos, principalmente daqueles que trabalham na área agrícola, para que aprendam como plantar hortaliças e árvores frutíferas, como criar peixes, galinhas poedeiras, etc. Na prática, o projeto resultará na produção de alimentos para as próprias escolas e, com o conhecimento adquirido, os alunos poderão ainda preparar os pais para implantação de uma unidade na propriedade da família”, detalhou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Raimundo Gomes.

Além disso, o Sisteminha das escolas visa servir de modelo para a comunidade externa que pratica a agricultura familiar e pretende conhecer técnicas corretas no manejo de animais e culturas agrícolas.

Para a assinatura do acordo de cooperação técnica, estiveram presentes o prefeito Antônio Nascimento, o secretário da Sedet, Raimundo Gomes, o diretor do IF Baiano (Campus Senhor do Bonfim), João Luís Feitosa, o professor do IF Baiano e coordenador do projeto, Domingos Malta, a diretora do Cetep de Jaguarari, Cerilene Guedes, a secretária de Educação, Gelzira Souza, e os secretários José Antônio Oliveira (Administração), Adenir Bonfim (Governo) e José Roberto Siqueira (Meio Ambiente) e a secretária adjunta da Seagri, Maisa Barbosa, e o chefe de Gabinete, Erasmo Morgado.