Com participação de representantes da Sociedade Civil e do Poder Público, Jaguarari realiza a 3ª Conferência Municipal das Cidades

Com intuito de debater junto à comunidade políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de Jaguarari, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Governo e de Administração, realizou na quarta-feira (13), no Cetep, a 3ª Conferência Municipal das Cidades 2023.

Com o tema: “Construção de Políticas de Desenvolvimento Urbano: Integrando o campo e a cidade para o desenvolvimento sustentável”, a Conferência reuniu representantes do Poder Público Municipal, da Sociedade Civil Organizada e de representantes do setor comercial e empresarial de Jaguarari para refletir, dialogar e levantar propostas sobre os seguintes eixos: 1. Habitação e regularização fundiária; 2. Saneamento básico e resíduos sólidos; 3. Mobilidade e trânsito; 4. Planejamento e gestão municipal. Os quatro eixos vão ao encontro das principais necessidades que o Município trabalha para sanar.

O prefeito Antônio Nascimento abriu oficialmente o evento, que também contou com a presença do vice-prefeito Dr. Veloso, e, agradecendo a presença de todos, reforçou a importância da união e participação da comunidade em prol de um mesmo objetivo. “Só existe crescimento se cada um participar. O Poder Executivo não faz nada sozinho: trabalha com a Câmara, com o Judiciário e, principalmente, com a população. É assim que queremos: estar de braços dados. As ideias não precisam ser unânimes, podem ser diversificadas, mas essas ideias devem contribuir para o crescimento do nosso Município, que é o mais importante”, ressaltou o gestor.

Os secretários de Governo, Adenir Bonfim, e de Administração e Finanças, José Antônio Oliveira, ratificaram a importância da realização do evento e a responsabilidade de todos os presentes no processo de desenvolvimento da cidade, respectivamente.

Uma mesa de apresentação composta pela representante da empresa Quinto Energy, Vânia Cabral, pelo presidente da ACIAJ, Cristóvão Donato, pelo oficial titular de Registros Públicos do Cartório de Jaguarari, Joelson Martinelli, pelos secretários Antônio Carlos Xavier (Infraestrutura e Obras Públicas), José Antônio, e pela secretária adjunta de Governo, Cléia Queiroz, abordou temáticas relacionadas à obras, investimentos e ações que estão sendo executados, em processo de elaboração, ou que ainda precisam acontecer em Jaguarari.

No período da tarde, os conferencistas reuniram-se para a discussão dos eixos, cujas propostas serão encaminhadas para a Conferência Estadual das Cidades que está prevista para ocorrer em 2024, em Salvador.

Marcaram presença na 3ª Conferência Municipal das Cidades, o vice-presidente da Câmara, João Paulo Soares, e os vereadores William Rogers (líder do Governo na Câmara), José Gonçalves Filho (Zé Galego), Lourival Sandes e o capitão da PM Criswelber. Representantes dos distritos de Jaguarari e de diversos segmentos sociais de Pilar também estiveram presentes.