Cooperativas, associações e microempreendores de Jaguarari contam com consultorias do Sebrae e Sedet para desenvolvimento dos negócios

O Governo Cuidando da Nossa Gente tem investido forte no desenvolvimento do empreendedorismo em Jaguarari. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet) tem promovido, em parceria com o Sebrae, consultorias voltadas para os microempreendedores locais.

Em uma ação contínua e focada nas necessidades do setor empresarial do Município, a Sedet, por meio da Sala do Empreendedor, vem realizando desde setembro deste ano consultorias para a COOMPAB, Associação de Mulheres de Serra dos Morgados, produtores rurais e empresários da sede, Gameleira e Pilar.

CONSULTORIAS – A Sala do Empreendedor contou com a colaboração dos consultores do Sebrae, Sândalo Paim, Valdemir Matos e Luciano Miranda que atuaram à frente das seguintes consultorias: 1. Inserção do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), nas modalidades de compras e chamadas públicas para aquisição de alimentos e esclarecimentos sobre a lei que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica; 2. Comunicação visual para o desenvolvimento de logotipos, design de rótulos e embalagens, rotulagem de alimentos e informação nutricional; 3. Organização e finanças; e 4. Consultoria direcionada a microempreendedores individuais.

Em Organização e finanças, foram realizadas seis consultorias, de setembro a dezembro, na ACIAJ e em Gameleira, para associações e cooperativas que tiveram a oportunidade de identificar as dificuldades enfrentadas nos negócios, organizar estatutos e construir um plano de ação/trabalho para a potencialização das atividades desenvolvidas por cada uma. “Todos ficaram extremamente satisfeitos com as consultorias”, disse a agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Myrian Martins.

Outro momento de satisfação veio para os pequenos empresários das marcas Magno Doces, Delícias da Fofinha, Recanto das Delícias (da sede) e Frango Família (de Pilar), cujas embalagens dos produtos agora contam com rótulo, logomarca e informação nutricional.

“No que se refere à rotulagem dos produtos, aprendemos que agrega valor à mercadoria, faz a comunicação dos produtos com o consumidor e faz com que o pequeno empreendedor entregue ao cliente aquilo que ele gostaria de receber. Pretendemos mapear e identificar todos os microempreendedores que produzem em Jaguarari para dar a eles a mesma assistência e permitir que os consumidores os conheçam pela própria marca”, detalhou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Raimundo Gomes.