Agosto Lilás: roda de conversa organizada pelo CREAS Jaguarari alertou sobre tipos de violência sofrida pelas mulheres
Nesta sexta-feira (29), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) promoveu uma roda de conversa em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Realizado na sede do serviço, o encontro teve como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a complexidade que é enfrentar situações de violência doméstica e familiar contra as mulheres.
Além disso, foram debatidas informações sobre os direitos voltados ao gênero. No local, estavam presentes representantes da rede socioassistencial de Jaguarari, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e dos usuários do CREAS, além do secretário de Desenvolvimento Social, Regivaldo dos Santos.
Durante esse momento de acolhimento, escuta ativa, fortalecimento e lugar de fala, os presentes puderam acompanhar uma palestra ministrada pelos psicólogos do CREAS, Fernando Sá e Paula Barros, que falaram sobre a Lei Maria da Penha. Além disso, os especialistas explicaram os tipos de violência sofrida pelas mulheres, como a violência psicológica, patrimonial e digital.
Também foram abordados outros temas importantes, como a resolução de conflitos. O encontro ainda buscou ser um espaço de participação coletiva, visto que os presentes puderam relatar suas experiências e tirar dúvidas.
“A gente espera que haja a disseminação desse conhecimento que foi trazido hoje para que outras mulheres tenham acesso a essa dada informação e que ajude pessoas em situações de vulnerabilidade, principalmente em relação à vulnerabilidade quando se trata desse contexto de violência”, disse Fernando Sá. Vale ressaltar que os telefones 180 e 190, além do CREAS, são exemplos de redes de proteção que podem amparar mulheres vítimas de violência.
Ascom Jaguarari – Governo Cuidando da Nossa Gente